-

* Apagão ainda é uma incógnita.

          O governo ainda não sabe o que provocou a falha do cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, nem fixou prazo para a divulgação dessas informações O apagão deixou no escuro 46 milhões de consumidores do Nordeste na última sexta-feira. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ressaltou, porém, que o problema não foi provocado por falta de manutenção do equipamento.
         “Efetivamente, houve um defeito na proteção, mas a manutenção deste cartão estava rigorosamente em dia; temos documentos da empresa (Chesf) que comprovam isso”, disse Zimmermann. A última manutenção do cartão de proteção foi feita em outubro de 2010, e nesse tipo de equipamento, a manutenção preventiva é feita a cada quatro anos, em média, segundo o secretário. “Quando ocorre algo quando você está com a manutenção em dia, tem que fazer uma investigação para saber o porquê da falha”, acrescentou.
           Zimmermann explicou que a falha do cartão induziu à falha dos disjuntores, por meio da emissão de um sinal errado, que provocou o desligamento do sistema. “Tem um cartão que falhou e provocou uma série de desligamentos em cascata”. Ele descartou, porém, que o apagão tenha ocorrido em função de sobrecarga no sistema.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »