-

* Correio da Tarde, faz avaliação da administração "Nossa Força é Nosso Povo".

          Em­bo­ra nos úl­ti­mos dias o pre­fei­to de Ca­raú­bas, Ade­mar Fer­rei­ra (PSB), tenha sido apre­sen­ta­do em parte da mídia da re­gião como um dos me­lho­res pre­fei­tos do Bra­sil, para a po­pu­la­ção de Ca­raú­bas a rea­li­da­de é bem di­fe­ren­te do que vem sendo anun­cia­do atra­vés de ma­te­rial pu­bli­ci­tá­rio pago em al­guns veí­cu­los de co­mu­ni­ca­ção.
          Atra­vés de um mi­nu­cio­so tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­ção a equi­pe do COR­REIO DA TARDE, con­se­guiu fazer um le­van­ta­men­to sobre uma série de pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des pra­ti­ca­das pela ges­tão do atual pre­fei­to de Ca­raú­bas. Pos­sí­veis des­vio de re­cur­sos de obras im­por­tan­tes como aba­te­dou­ro pu­bli­co, cre­che mo­de­lo, campo de fu­te­bol, além de con­tra­ta­ção ir­re­gu­lar de veí­cu­los e su­per­fa­tu­ra­men­to de or­ça­men­to para com­pra de com­bus­tí­vel estão entre as pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des pra­ti­ca­das pela atual ges­tão. O ma­te­rial do­cu­men­ta­do foi en­tre­gue aos qua­tros ve­rea­do­res do grupo opo­si­cio­nis­tas que se com­pro­me­te­ram a ava­liar toda a do­cu­men­ta­ção e de com­pro­va­das as ir­re­gu­la­ri­da­des vão acio­nar o Mi­nis­té­rio Pu­bli­co para que as me­di­das ca­bí­veis sejam to­ma­das. 
         Se­gun­do foi cons­ta­ta­do in loco pela equi­pe do CT, um dos casos mais gra­ves está re­la­cio­na­do ao aba­te­dou­ro pu­bli­co mu­ni­ci­pal. Em­bo­ra re­cur­sos na ordem de R$ 140 mil reais te­nham sido des­ti­na­dos pelo go­ver­no fe­de­ral, atra­vés de emen­da apre­sen­ta­da pela ban­ca­da fe­de­ral, a po­pu­la­ção de Ca­raú­bas con­ti­nua con­su­min­do carne de ani­mais aba­ti­dos num local sem as mí­ni­mas con­di­ções de hi­gie­ne.
         No local, fun­cio­ná­rios da pre­fei­tu­ra tra­ba­lham sem os mí­ni­mos cri­té­rios de hi­gie­ne para evi­tar a con­ta­mi­na­ção da carne. Os ani­mais tam­bém aca­bam sendo mor­tos sem pas­sar por ne­nhum exame que ates­te seu es­ta­do de saúde e sua pro­ce­dên­cia.
         Lo­ca­li­za­do as mar­gens da RN117, o aba­te­dou­ro mu­ni­ci­pal fun­cio­na em pés­si­mas con­di­ções hi­giê­ni­cas e es­tru­tu­rais. O local, que fica em um ter­re­no iso­la­do, rea­li­za a ma­tan­ça no mesmo es­pa­ço em que se en­con­tram di­ver­sos cães, gatos e aves de ra­pi­na que dis­pu­tam os res­tos dos ani­mais aba­ti­dos. O mau chei­ro pro­du­zi­do pela lama acu­mu­la­da na área é in­su­por­tá­vel, as mos­cas estão por todas as par­tes, o piso é to­ma­do pelo san­gue dos ani­mais que serve de área de lazer para os ratos que cir­cu­lam li­vre­men­te. Não exis­tia tam­bém ne­nhu­ma câ­me­ra fri­go­rí­fi­ca e os uten­sí­lios usa­dos no abate, a carne é ar­ma­ze­na­da no piso sujo de san­gue e res­quí­cios de carne, o que dei­xa­va o chei­ro do am­bien­te ainda pior, já que não é feita a lim­pe­za diá­ria do local. Os res­tos de ani­mais tam­bém são jo­ga­dos em um local im­pró­prio, por trás do aba­te­dou­ro.
"Nós tra­ba­lha­mos aqui sem as mí­ni­mas con­di­ções de hi­gie­ne. 
         Não há ne­nhu­ma con­di­ção de fun­cio­na­men­to nesse local. Não usa­mos equi­pa­men­tos de se­gu­ran­ça como botas e luvas e a carne é jo­ga­da no chão até que o tra­tor que faz o trans­por­te che­gue ao local. En­quan­to isso as mos­cas e ou­tros in­se­tos ficam cir­cu­lan­do sobre a carne", disse o res­pon­sá­vel pelo abate José Au­ri­van da Silva. 
          As pes­soas que con­so­mem car­nes oriun­das de lo­cais como esses estão su­jei­tas a con­ta­mi­na­ções atra­vés de bac­té­rias e ou­tras doen­ças. As car­nes do aba­te­dou­ro mu­ni­ci­pal aca­bam sendo ven­di­das para res­tau­ran­tes, chur­ras­ca­rias e su­per­mer­ca­dos da ci­da­de. Os ve­rea­do­res, Iva­nil­do Gomes (PT), Paulo Bra­sil (PR), Ju­ni­nho Alves (PR) e Ha­mil­ton Be­zer­ra, o Bi­cu­do (PR) vão pedir a in­ter­di­ção do aba­te­dou­ro que rea­li­za dia­ria­men­te o abate ani­mais na ci­da­de. Eles ale­gam que o con­su­mo des­sas car­nes de ani­mais aba­ti­dos de forma ir­re­gu­lar pode com­pro­me­ter a saúde da po­pu­la­ção ca­rau­ben­se.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comments

Escrever comments
Claudia
AUTOR
20 de fevereiro de 2011 às 09:56 delete

Isso é uma vergonha nacional, Ademar e sua cambada vão acabar a cidade, é uma cidade sem prefeito e sem gestão, só vivem de mentiras e factoides, é isso que dá escolher em troca de dinheiro, porém no próximo ano ele vem de novo com os bolsos cheios do nosso dinheiro. Está na hora da justiça investigar essa administração.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
20 de fevereiro de 2011 às 13:23 delete

Isso tudo é o maior retrato da gestão "Nossa força é contra o povo" que é composta só de pilantras,picaretas e bajuladores.Tenha santa paciência...Espero que o povo aprenda e dê troco na próxima.

Responder
avatar
Fausto
AUTOR
21 de fevereiro de 2011 às 14:44 delete

QUAL FOI A EMPRESA QUE VENDEU ESTE PREMIO, SE CARAÚBAS ESTAR ENTRE AS 30 MELHORES, IMAGINEM AS PIORES, BRINCADEIRA KKKKKKKKKKK

Responder
avatar