-

* Rosalba enfrenta crise para acomodar aliados no interior do Estado.

          Com ape­nas um mês a fren­te do Go­ver­no do Es­ta­do, a go­ver­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) já en­fren­ta uma seria crise, en­vol­ven­do a dis­pu­ta de car­gos pelos seus prin­ci­pais alia­dos. Não bas­tas­se o des­con­ten­ta­men­to do ve­rea­dor, Fran­cis­co Dan­tas da Rocha, o Chico da Pre­fei­tu­ra que en­tre­vis­ta ao COR­REIO DA TARDE disse que a go­ver­na­do­ra o tinha como um "zé nin­guém", ela agora en­fren­ta uma acir­ra­da dis­pu­ta pelos car­gos de go­ver­no entre os de­pu­ta­dos Rai­mun­do Fer­nan­des (PMN) e Ge­tú­lio Rêgo (DEM) que tem Pau dos Fer­ros como prin­ci­pal re­du­to po­lí­ti­co. Os dois se quei­xam que os plei­tos apre­sen­ta­dos, até agora, não aten­di­dos. Como in­di­ca­ções para hos­pi­tais re­gio­nais, es­co­las, se­cre­ta­rias. Si­tua­ção se­me­lhan­te acon­te­ce na ci­da­de de Apodi, onde a di­re­ção do Hos­pi­tal Re­gio­nal Hélio Ma­ri­nho con­ti­nua com So­lan­ge No­ro­nha, alia­da dos ex-governadores, Wilma de Faria (PSB), e Iberê Fer­rei­ra (PSB). 
          Já a dis­pu­tas pelos car­gos do Go­ver­no do Es­ta­do em Pau dos Fer­ros, prin­ci­pal ci­da­de do Alto Oeste Po­ti­guar já res­pin­ga na es­co­lha da nova mesa di­re­to­ra da As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va do Rio Gran­de do Norte. Os con­fli­tos en­vol­ven­do os de­pu­ta­dos, Ge­tú­lio Rego e Rai­mun­do Fer­nan­des pelos car­gos do go­ver­no na ci­da­de estão a todo vapor. Ge­tú­lio que tinha acer­ta­do votar em Rai­mun­do Fer­nan­des para primeiro-secretário da As­sem­bléia, agora disse que não vai mais votar no par­la­men­tar do PMN, e sim que vai votar em Her­ma­no Mo­raes, can­di­da­to do PMDB ao se­gun­do cargo mais im­por­tan­te do Le­gis­la­ti­vo.
          A de­mo­ra da go­ver­na­do­ra em in­di­car os nomes apon­ta­dos pelo de­pu­ta­do de­mo­cra­ta seria o prin­ci­pal mo­ti­vo para o recuo de Ge­tu­lio Rêgo, já que ele se apre­sen­ta como prin­ci­pal alia­do de Ro­sal­ba em Pau dos Fer­ros, mu­ni­cí­pio ad­mi­nis­tra­do por seu filho, Leo­nar­do Rêgo (DEM). Os nomes dos alia­dos que estão aguar­dan­do a in­di­ca­ção tem so­frer um no­cau­te de­pois que to­ma­ram co­nhe­ci­men­to do que ocor­reu com o ve­rea­dor mos­so­roen­se, Chico da Pre­fei­tu­ra, que tinha como certa a in­di­ca­ção do seu irmão para o co­man­do do De­par­ta­men­to Es­ta­dual de Tran­si­to (DE­TRAN) e a go­ver­na­do­ra aca­bou in­di­can­do outro nome. 
         O clima de des­con­ten­ta­men­to tam­bém atin­ge a re­gião do Se­ri­dó, en­quan­to na ci­da­de de Caicó já está tudo con­fir­ma­do para a no­mea­ção do pro­fes­sor Pe­trú­cio Fer­rei­ra para a 10ª Di­re­to­ria Re­gio­nal de Edu­ca­ção (DIRED) em Cur­rais Novos, o pre­fei­to Ge­ral­do Gomes vai ga­nhar uma queda de braço com o PMDB local ao em­pla­car o nome da pro­fes­so­ra Ivâ­nia Maria de Oli­vei­ra Tor­res para a 9ª Dired.
        O PMDB, visto como prin­ci­pal alia­do da go­ver­na­do­ra na ci­da­de, con­ta­va como certa a in­dsi­ca­ção da pro­fes­so­ra Ge­no­ve­va Antão para o cargo, que vem sendo exer­ci­do pela pro­fes­so­ra Edil­ma Maria Dan­tas de Souza, in­di­ca­da pelo ex-prefeito Zé Lins (PR). Ela co­man­da a Dired local há 16 anos, sendo nos dois Go­ver­nos de Ga­ri­bal­di Filho (PMDB) e nos dois da ex-governadora, Wilma de Faria. Já a nova co­ma­dan­te in­di­ca­da pelo pre­fei­to já foi di­re­to­ra da Es­co­la Es­ta­dual Ca­pi­tão Mor Gal­vão de Cur­rais Novos.
Fonte: Correio da Tarde.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »