-

* AL debate falta de leitos de UTI.

         Uma audiência pública na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, está discutindo a falta de leitos de UTI nas redes estadual e municipal de saúde. Os últimos números da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) apontam para uma carência de 223 leitos, porém os números ainda precisam passar por uma atualização, já que ainda dizem respeito a dados de 2010.
         O secretário Domício Arruda voltou a atribuir a carência a problemas como a falta de pessoal especializado na rede pública, sobretudo médicos intensivistas, e à quantidade de recursos, ainda insuficiente para bancar a contratação dos leitos na rede privada. Ele afirmou que há perspectiva de ampliações de leitos em alguns hospitais, mas deixou claro que a expectativa maior diz respeito à saída do estado do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, em abril, sem a qual a Sesap terá dificuldade em efetuar contratações.
        A promotora Iara Pinheiro, do Ministério Público Estadual, reconheceu dificuldades de pessoal e de verbas, mas criticou a falta de uma melhor gestão, tanto em nível estadual, quanto na capital, que permita melhor utilizar os recursos humanos disponíveis, bem como os financeiros. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »