-

* Aprendizado é maior após aplicação de provas, diz pesquisa.

         Enquanto algumas pessoas são mais apegadas a números e contas matemáticas, outras gostam mesmo é de se debruçar sobre livros de história e literatura. Mas há uma coisa que a maioria dos estudantes concorda: a inimizade declarada aos testes e provas. Porém uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos constatou que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria.
         Resolver questões é a forma mais eficaz de aprendizado, vencendo o estudo conceitual em livros e esquemas como rascunhos. É o que constatou Jeffrey Karpicke, professor assistente de psicologia da Purdue University, nos EUA, ao fazer uma pesquisa sobre o tema com 200 jovens.
        Os estudantes foram divididos em 4 grupos e todos tiveram que ler diversos textos científicos sobre assuntos como sistema digestivo, por exemplo. Depois, cada grupo foi submetido a um tipo de estudo.
         O primeiro grupo somente leu os textos por 5 minutos; o segundo, por 20 minutos; o terceiro organizou as informações em um diagrama e relacionou conteúdos; e o último respondeu questões sobre o texto após lê-lo. Após uma semana, os 200 alunos tiveram que resolver um teste sobre os textos, segundo os resultados da pesquisa, aprendeu 50% mais do que os outros. 
Fonte: Portal Terra.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »