-

* Municípios têm até dia 31 de março para prestarem contas do IGD-M.

         Ses­sen­ta e sete por cento dos Mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros têm ape­nas até o dia 31 de março para pres­ta­rem con­tas ao Con­se­lho de As­sis­tên­cia So­cial sobre o uso dos re­cur­sos do Ín­di­ce de Ges­tão Des­cen­tra­li­za­da Mu­ni­ci­pal (IGD-M). Caso eles não apre­sen­tem con­tas em re­la­ção ao mon­tan­te apli­ca­do em 2009 até a data, podem per­der o re­cur­so des­ti­na­do a 2011 a par­tir de abril. Ape­nas 33% dos Mu­ni­cí­pios pres­ta­ram conta den­tro do pri­mei­ro prazo es­ti­pu­la­do, 17 de março. Des­ses, 701 Mu­ni­cí­pios foram apro­va­dos pelos con­se­lhos.
         Essa pres­ta­ção e apro­va­ção de con­tas pelo Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cia So­cial são obri­ga­tó­rias para as pre­fei­tu­ras re­ce­be­rem o re­pas­se do Mi­nis­té­rio do De­sen­vol­vi­men­to So­cial e Com­ba­te à Fome (MDS) em 2011. O mon­tan­te men­sal, que se apro­xi­ma de R$ 24 mi­lhões, é des­ti­na­do às ações ad­mi­nis­tra­ti­vas do Pro­gra­ma Bolsa Fa­mí­lia. Essa de­ter­mi­na­ção, pre­vis­ta na Por­ta­ria nº 754, co­me­ça a valer para a pres­ta­ção de con­tas do exer­cí­cio de 2009.
         No es­ta­do do Rio Gran­de do Norte ape­nas 62 dos 167 mu­ni­cí­pios pres­ta­ram con­tas. Des­tes 62 mu­ni­cí­pios que já rea­li­za­ram a pres­ta­ção con­tas, 21 ti­ve­ram a pres­ta­ção apro­va­das pelos Con­se­lhos Mu­ni­ci­pais de As­sis­tên­cia So­cial. Dos 105 mu­ni­cí­pios do es­ta­do que ainda não apre­sen­ta­ram a pres­ta­ção ode con­tas, 41 ainda não fi­ze­ram ne­nhum pro­nun­cia­men­to acer­ca do as­sun­to.
Fonte: Correio da Tarde.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »