-

* Programa Saúde do Homem é implantado na região Oeste.

         A II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) realizou, nesta terça-feira (05), das 8h às 12h, no auditório da sede o Seminário de Implantação do Programa Saúde do Homem. O público-alvo foram secretários municipais de saúde e coordenadores da atenção básica.
         O seminário teve início às 8h30, com a apresentação do Coral do Hospital Tarcísio Maia. Em seguida, houve uma exposição sobre câncer de próstata, ministrada pelo urologista Masami Okamoto e, ainda, a apresentação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, pelos membros do Grupo de Trabalho da Saúde do Homem da Secretaria de estado da Saúde Pública (Sesap).
         Segundo a gerente da II Ursap, “É vital uma articulação entre os três níveis de governo, empresas, sindicatos, associações, ONGs e sociedade para efetivar a política de atenção integral à saúde do homem, buscando romper as barreiras que o impede de frequentar os serviços de saúde”. Iranilde Campos explicou que os homens, devido a questões socioculturais, tendem a só procurar o serviço de saúde quando perdem sua capacidade de trabalho.
        “Nossa sociedade é machista e a Sociedade Brasileira de Urologia tem tentado quebrar esse preconceito sobre o exame de toque retal com campanhas públicas de esclarecimento, com o apoio da mídia e das mulheres. Precisamos alertar que o câncer de próstata tem cura quando descoberto em estágio [inicial”, disse Masami Okamoto. O urologista chamou atenção para o fato de que de cada 100 homens entre 45 a 60 anos, seis têm câncer de próstata. Segundo ele, “é preciso informar sobre a prevenção à doença e, também, quebrar o tabu em torno do exame de toque retal, que é moderno, simples, indolor e rápido”.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »