-

* Em Natal, Michel Temer defende o `distritão´ .

         O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), defendeu neste sábado (07), em Natal, a adoção do sistema majoritário de votação, o chamado “distritão”, para eleger os membros do poder legislativo. Por esse método, os candidatos mais votados seriam eleitos, independente do quociente eleitoral e da ordem nas coligações. Hoje o sistema brasileiro é proporcional, ou seja, nem sempre os mais votados conseguem se eleger, pois dependem, também, do total de votos obtidos pelas coligações às quais pertencem.
          Temer veio ao Rio Grande do Norte para prestigiar a posse do vereador de Natal Edivan Martins na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). O evento aconteceu no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, e teve a participação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), do vice-governador Robinson Faria (PSD), da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e dos senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Paulo Davim (PV), além de diversos deputados e vereadores.
           Para o vice-presidente, o atual sistema (proporcional) gera distorções evidentes. “Há alguns anos, um colega de São Paulo teve 275 votos e foi eleito deputado federal aproveitando a grande votação de Enéas Carneiro. Nesse mesmo ano, um candidato teve 128 mil votos e não se elegeu. Essa regra viola a idéia fundamental da Constituição, segundo a qual o poder emana do povo”, acredita
Temer. Ele defende que, junto com o “distritão”, seja também estabelecida a fidelidade partidária.
Vice-presidente Michel Temer.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »