-

* Queda populacional atinge 40 municípios no RN.

          A síntese do censo populacional 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, revelou que houve redução populacional em 40 municípios do Rio Grande do Norte nos últimos dez anos. A maior queda foi registrada em Severiano Melo, na região Oeste, que perdeu mais de quatro mil pessoas, a partir do georreferenciamento - análise das divisas com GPS - em 2007.
         O município de Várzea, na região Agreste, que em 2000 tinha 8.234 habitantes, teve uma redução populacional de 2.998 pessoas depois do processo de emancipação política de Jundiá, fundada em 2002. Atualmente, a cidade tem 5.236 habitantes.
         Algo parecido aconteceu em Santana do Matos, na região Central Potiguar, já próximo do Seridó. O município perdeu 2.162 pessoas nessa última década em decorrência de revisão geográfica. Segundo o IBGE, a perda foi mais acentuada na zona rural com a perda de um distrito para o município vizinho de Florânia.
          Segundo o coordenador estadual do IBGE, Aldemir Freire, a população rural de Santana do Matos é maior do que a urbana, por isso, a perda da localidade rural teve tanto impacto. "Enquanto houve decréscimo de 1.905 pessoas na zona rural, na zona urbana a redução foi de apenas 257 pessoas", completou o coordenador.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »