-

* Se essa moda pega: Estudantes de Mossoró ocupam prédio da Dired em protesto contra a educação.

       Um grupo de aproximadamente 35 pessoas entre universitários, estudantes e professores ocuparam o prédio da Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (Dired), em Mossoró, com o objetivo de protestar por melhorias na educação e só deverão descoupar o prédio se houver negociações com o Governo do Estado.
        A ocupação teve início por volta das 16h desta quinta-feira liderada por estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem), formado por universitários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
       Segundo o estudante Ângelo Medeiros, membro da comissão de comunicação do movimento, o objetivo da ocupação é conseguiur melhorias para a educação em Mossoró.
       “Nós buscamos melhorias para a rede estadual, não iremos cometer atos de baderna no prédio. A nossa intenção é conseguir propostas concretas para a educação. Não temos data para sair do prédio”, afirmou Ângelo.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comments

Escrever comments
Anônimo
AUTOR
16 de junho de 2011 às 20:49 delete

Essa é a nova era!!A população tem que abrir os olhos com esses governantes que aos poucos com atos de repressão estão querendo trazer de volta a ditadura,quem não cumpre a lei é fora da Lei.A greve dos profissionais da educação pelo piso do magistério é legítima,é constitucional.As ameaças de corte de ponto é ilegal.
A LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989, que dispõe sobre o exercício do direito de greve,diz:“Art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados.Parágrafo único. A prática referida no caput assegura aos trabalhadores o direito à percepção dos salários durante o período de paralisação. Art. 8º A Justiça do Trabalho, por iniciativa de qualquer das partes ou do Ministério Público do Trabalho, decidirá sobre a procedência, total ou parcial, ou improcedência das reivindicações, cumprindo ao Tribunal publicar, de imediato, o competente acórdão. Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Parágrafo único. Na vigência de acordo, convenção ou sentença normativa não constitui abuso do exercício do direito de greve a paralisação que: I - tenha por objetivo exigir o cumprimento de cláusula ou condição; II - seja motivada pela superveniência de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relação de trabalho."
O trabalhador,principalmente, o/a professor(a) precisa ter consciência dos seus direitos para não correr o risco de ser negado suas conquistas.O que esses alunos estão mostrando é que estamos no século XXI e a Democracia tem que reinar!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
17 de junho de 2011 às 07:09 delete

Vejam o depoimento de uma jornalista sobre o movimento #ForaMicarla#.
Nesta quarta-feira recebi um pedido do Sindicato para o qual trabalho que fizesse um registro fotográfico do movimento. Ao chegar lá, me deparei com um dos movimentos mais organizados que acompanhei na minha vida. O que eu julgava ser um movimento estudantil é na verdade amplo e plural. São pessoas completamente distintas unidas por um interesse em comum. O de viver em uma cidade administrada de forma competente e honesta.
.
O coletivo #ForaMicarla já tinha ganhado a minha simpatia antes do final da tarde. Momento em que os acampados começaram a se organizar para resistir ordeira e pacificamente à ameaça de repressão do braço armado do estado: a polícia. Naquele momento já tinha vontade de deixar a câmera fotográfica de lado e me juntar aos que entoavam músicas e gritos de guerra no pátio da Câmara Municipal de Natal.
.
Já com vontade de descer as escadas que dão acesso à presidência da Casa onde eu me mantinha para eternizar os momentos mais marcantes, me deparo com um momento lindo. Entra pátio adentro um dos manifestantes gritando: GANHAMOS.
.
Naquele momento todos se abraçaram e dali surgiu, de forma natural e espontânea uma das cenas mais emocionantes da minha vida. Com a bandeira do Brasil aberta, os manifestantes cantaram o Hino Nacional brasileiro. Chorei. Chorei de verdade, de emoção e felicidade por ver que as coisas em que acredito ainda podem ser o caminho sim.
http://www.vermelho.org.br/rn/noticia.php?id_noticia=156622&id_secao=104

Responder
avatar