-

* BID faz registro de projetos no Estado.

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está no Rio Grande do Norte gravando um documentário nos municípios de São Tomé, Caraúbas e Patu, destacando respectivamente atividades culturais, fruticultura e hortifrutigranjeiro e abastecimento, que fazem parte do Programa Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado.
 
O BID investe em vários projetos no Rio Grande do Norte, os projetos que foram selecionados por se destacar em suas atividades. Foi o que aconteceu com a Banda de Música (Filarmônica) da cidade de São Tomé, que tem como regente a maestrina Paula Francine, pioneira nesta atividade no Rio Grande do Norte. O trabalho em São Tomé foi concluído ontem.
Hoje, os técnicos que vieram dos Estados Unidos da América vão ser recebidos pelo prefeito Ademar Ferreira, em Caraúbas. Por volta das 14h, eles vão até o assentamento 8 de Março, onde serão recebidos por Maria Osilene da Silva, que coordena um grupo de 14 mulheres na produção de mamão e vários tipos de hortaliças sem fazer uso de agrotóxico.
Maria Osilene diz que todo final de semana uma equipe de mulheres sai do assentamento 8 de Março, que fica às margens da RN 117, e vai para a cidade de Caraúbas vender os produtos orgânicos na feira livre. 

"Geralmente dá para faturar algo torno de R$ 400,00 todo sábado, que a gente divide entre os produtores", diz a agricultura dona de casa Maria Osilene.
 
No assentamento 8 de Março, as mulheres vão fazer uma exposição de todos os projetos e as crianças da comunidade vão fazer uma apresentação. O mesmo acontecerá no Jatobá. "Além de depoimentos dos moradores, os auditores do Banco Mundial vão assistir a uma apresentação cultural", disse Maria José de Almeida, presidente da Associação da comunidade.
 
Nos três projetos escolhidos, os destaques são exatamente as mulheres e nos três projetos, segundo os técnicos do Programa de Desenvolvimento Solidário do Rio Grande do Norte, existem grandes chances de que os auditores do Banco Mundial já anunciem a continuidade do projeto. A proposta consiste em provar que é possível nestas três experiências pilotos e levar para outras regiões.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »