-

* Cinco municípios do RN ficam sem recursos por irregularidades.

Cinco municípios do Rio Grande do Norte tiveram suspensos os recursos do Piso da Atenção Básica variável (PAB-variável) em agosto. O recurso se refere ao incentivo federal de custeio das equipes da saúde da família, da saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde. Em todo o Brasil, 250 municípios serão prejudicados, representando perda superior a R$ 2,5 milhões por mês, a contar de junho.
 

Umarizal, Guamaré, Jaçanã, Presidente Juscelino e São Gonçalo do Amarante tiveram a suspensão dos recursos devido à identificação de irregularidades cadastrais dos profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), como a duplicidade de informações. O dinheiro diminuído é destinado à manutenção de equipes de saúde da família, equipes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
 
Os municípios de Apodi e Caraúbas também tiveram problemas referentes, mas conseguiram resolver a tempo, livrando-se da limitação financeira. A secretária de Saúde de Caraúbas, Juliana Carlos, disse que o problema com o SCNES é freqüente, por causa do descuido dos profissionais.
 
Só neste ano, essa é a terceira vez que o Ministério da Saúde suspende os repasses, mesmo conhecendo a dificuldade de contratação e fixação de profissionais de saúde, principalmente médicos, nos Municípios de pequeno porte. Até abril, quase 1.500 Municípios estavam com recursos financeiros suspensos, o que representa prejuízo superior a R$ 18 milhões/mês.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »