-

* Eita Danado: Massa de insatisfeitos pode dar resposta nas urnas...

É notório que o desgaste do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) no meio funcional, do estado, vai desaguar nas campanhas municipais em todo o Rio Grande do Norte. A profundidade dessa erosão? Não sabemos.

Quem vai se capitalizar com essa situação, também é uma incógnita. Pelo menos por enquanto, lógico.

Podemos fazer algumas conjecturas.

No caso de Mossoró, por exemplo, a pré-candidata Larissa Rosado (PSB), deputada estadual que já tentou duas vezes chegar à prefeitura (2004 e 2008), tem a dianteira em todas as pesquisas. É oposição ao sistema municipal, entronizado pela influência de Rosalba em 2004 e reiterado em 2008, em duas vitórias da enfermeira “Fafá” Rosado (DEM).

Mas surge agora, o professor Josivan Barbosa, reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que através do PT, pode galvanizar essa insatisfação coletiva.

A própria atmosfera da campanha, caso os dois marchem em faixas próprias, mostrará o comportamento desse eleitor magoado.

Uma parcela pode apostar em Larissa, por vê-la como mais viável apenas para derrotar o governo municipal; outra tende a se bandear para Josivan na ânsia de dar uma resposta com teor ideológico, anti-oligárquico.

Ao mesmo tempo não deve ser descartado o fenômeno recorrente do “voto útil”: a massa inclina-se para aquele candidato com maior chance de derrotar o que ela quer combater.
Carlos Santos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »