-

* Henrique e Garibaldi divergem sobre aliança com Governo de Rosalba.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) disse este final de semana, em entrevista à imprensa, exatamente aquilo que já havia sido dito e comentado na semana passada pelo deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), quando setores ligados ao governo estadual anunciaram através da imprensa que o PMDB era o novo partido da base da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Henrique deixou claro que ainda existe a necessidade de conversar com a governadora Rosalba, e que o primeiro passo ainda não foi dado, já que o convite oficial da governadora para que o partido seja seu aliado em nível estadual ainda não foi formalizado. "É preciso conversar um pouco mais e várias situações devem ser vistas antes de se anunciar oficialmente o apoio da legenda. Não existe uma participação formal do PMDB na aliança com a governadora Rosalba, do DEM. Qualquer segmento majoritário e liderado pelo ministro Garibaldi Filho, que participou da campanha vitoriosa com ela e que participa do governo. Existem deputados do PMDB que não estão engajados nesse apoio e são parlamentares que não votaram em Rosalba. Mas há um manifesto, o desejo de que o partido integralmente venha a participar de sua base política. São conversas preliminares e na hora que ocorrer não será uma decisão de todos que fazem o partido. Mas isso se houver o convite. Aí tomaremos uma decisão partidária", disse o deputado e presidente estadual do PMDB.

Ele disse que independente da formalização de uma aliança com a governadora para integrar a base governista ele vai continuar apoiando a governadora nos sentido de aproximar o governo do RN da presidente Dilma Russeff (PT) o que vai atrair investimentos federais para o Estado. "Fui o primeiro a levar a governadora Rosalba à presidenta Dilma para apresentá-la, para abrir as portas do Governo Federal aos projetos do RN, e sempre acompanho a governadora, procurando ajudar, pois é meu dever com representante da bancada federal do RN em Brasília", destacou Henrique.

Enquanto Henrique mostra cautela com relação a aliança com Rosalba, principal defensor de um da união completa do PMDB em torno do Governo Estado, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) voltou a afirmar que existe hoje um compromisso político do deputado federal Henrique Eduardo Alves e a sua banda do PMDB com a governadora. Garibaldi lembrou que essa aliança já existiu em 2006 e parte dela no ano passado. "Eu não sei por que tanta admiração, e como os jornais, às vezes, colocam as coisas, tratando como de acordão. De fato, o que há é que o deputado Henrique entendeu que era hora de ajudar a governadora junto ao Governo Federal, porque se fazia imprescindível, ao meu ver, que isso acontecesse. Para fortalecer os pleitos da governadora. E Henrique resolveu, então, anunciar, naquela convenção recentemente realizada, que estaria com a governadora, não apenas no plano administrativo, mas também no político. Isso é mais que natural", comentou Garibaldi em entrevista também concedida no final de semana em Natal.

O certo é, que a exemplo do que ocorreu em ocasiões passadas, Garibaldi e Henrique, embora tentem demonstrar que estão alinhados em termos de alianças política, os dois ainda apresentam pontos divergentes com relação a participação do PMDB na base de apoio a governadora Rosalba.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »