-

* Primeiro-ministro do Japão anuncia demissão.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, anunciou formalmente nesta sexta-feira (26) sua demissão do cargo, tal como já havia prometido, após se reunir com a executiva de seu partido.

Kan, do Partido Democrático (PD), divulgou sua decisão de deixar o cargo após o Parlamento japonês aprovar duas leis promovidas por ele relativas à reconstrução do país depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março.

Ele também tinha condicionado sua renúncia à aprovação de outra lei para ativar o segundo orçamento extraordinário para a reconstrução do país, a qual já foi ratificada em julho.

“Já que foram cumpridos os três requisitos que estipulei. Vou deixar o cargo de presidente do partido, como me comprometi a fazer no dia 2 de junho passado”, disse Kan na reunião da executiva do PD. “Uma vez eleito o novo presidente (do PD), abandonarei o cargo de primeiro-ministro”, acrescentou o governante, em referência às eleições internas para o novo líder da legenda, previstas para a próxima segunda-feira (29).
O premiê do Japão, Naoto Kan, fala no Parlamento nesta terça-feira (23) (Foto: Reuters) 
O premiê do Japão, Naoto Kan.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »