-

* Quilombo recebe certificado de comunidade quilombola.

A Prefeitura de Ipanguaçu entregou na sexta-feira (29) aos moradores de Picada, na zona rural do município, o certificado que declara a comunidade como remanescente de quilombo. O documento, expedido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), é fruto do reconhecimento formal oficializado em 27 de outubro de 2010.
 
De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, o certificado é uma forma de reparação pelas perdas históricas sofridas desde a época dos escravos. "Esse documento garante prioridade na elaboração de projetos e na captação de recursos para o desenvolvimento cultural da comunidade. Com ele, vamos conseguir ainda mais benefícios na área da saúde, educação e infraestrutura, entre outros. É com grande satisfação e orgulho que entregamos este certificado," destacou.
 
Para Luiza Helena, que recebeu o certificado das mãos do prefeito Leonardo Oliveira, o reconhecimento fortalece a cultura local. "Eu me autorreconheço como remanescente de quilombola. Essa é uma conquista que, acima de tudo, fortalece a identidade da comunidade de Picada. Agradecemos a todos que se empenharam para que esse dia chegasse", disse.
Mapa quilombos.jpg
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »