-

* Rosalba inicia trabalho para cooptar o PR.

A posição do PR nacional, de sair da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), pode ser a brecha para um entendimento do deputado federal João Maia com o governo democrata no Rio Grande do Norte. Uma sinalização nesse sentido foi anunciada ontem pela assessoria de imprensa da governadora. É que Rosalba Ciarlini (DEM) participa hoje de audiência sobre a problemática relacionada à região salineira potiguar na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Federal, presidida justamente por João Maia.
 
Não é de hoje que o governo democrata potiguar tem interesse no apoio do PR estadual. Ainda mais com os últimos acontecimentos políticos que envolvem o DEM, PMDB e PSD, que está em processo de oficialização no Brasil e que será coordenado no Rio Grande do Norte pelo vice-governador Robinson Faria.
 
Na quarta-feira da semana passada, em reunião realizada em Brasília e na casa do presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia, lideranças do DEM e do PMDB oficializaram aliança para as eleições 2012 e com reflexos claros para o pleito de 2014. Participaram do encontro, além de Agripino, o ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (que preside o PMDB potiguar) e o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido da governadora Rosalba Ciarlini.
 
Em entrevista publicada no domingo passado no JORNAL DE FATO, José Agripino foi direto ao assunto e disse que DEM e PMDB estão em sintonia política e que a meta é atrair o PR, com quem o Democratas já teve afinidade. Com a formalização dessa aliança entre os três partidos, o objetivo seria o isolamento político do PSD, que surge com uma ameaça de se fortalecer e apresentar robustez eleitoral para 2012 e, consequentemente, em 2014. O próprio Robinson Faria já afirmou que a sua meta é uma candidatura ao Senado Federal.
 
Para frear essa pretensão política do PSD, o DEM se mostra disposto a apoiar a candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves ao Senado, integrando a chapa governista ao lado da governadora Rosalba Ciarlini em 2014. A questão é que o DEM e o PMDB, apesar de estarem presentes em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Norte, precisam do suporte político de outras legendas. E o PR poderia ser a melhor opção.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »