-

* Cidades com população em extrema pobreza.

O que os municípios de João Dias, Paraná e Venha Ver têm em comum, além da localização geográfica, das ruas arborizadas e praças bem cuidadas? As três estão no topo da pobreza extrema no Rio Grande do Norte, segundo ranking elaborado com base no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Em João Dias, quase metade da população tem renda familiar per capita abaixo de R$ 70 mensais; em Paraná 35,5% e em Venha Ver, cidade que conquistou emancipação política na safra de 1996, o índice de pobreza é de 34,4%.
 
Os números do IBGE mostram também que municípios com grande potencial econômico, caso de Upanema e Guamaré, aparecem com alto grau de pobreza. Em Upanema, um em cada três habitantes está nesta situação, enquanto em Guamaré o índice é de 14,8%.
 
Na outra ponta da escala estão municípios como Parnamirim, Natal, Caicó e Mossoró. Entre os dez municípios com menor índice de pobreza, sete são da região do Seridó. "Isso mostra que o combate à miséria não depende de projetos mirabolantes. A região do Seridó há muito não recebe grandes projetos desenvolvimentistas. No entanto, tem os melhores índices de desenvolvimento humano", diz o economista Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte. 
Jornal de Fato.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »