-

* Preocupação do prefeito com segurança é reforçada pelo promotor de Justiça.

A preocupação do prefeito Ademar Ferreira e do vice Alcivan Viana, de  Caraúbas, para com o quadro da segurança pública no município, é  é reforçada pelo promotor de Justiça Flávio Côrte. Hoje, o promotor  ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Governo do estado pedindo mais  policiais e estrutura não só para a delegacia, mas também para a  Polícia Militar.

Ademar Ferreira juntamente com outros 4 prefeitos da região estiveram  quarta-feira em reunião com a cúpula de Segurança Pública do Rio  Grande do Norte, acompanhado com o deputado estadual Leonardo  Nogueira, pedindo por mais estrutura e pessoal para atuar na segurança  de Caraúbas, que tem 20 mil habitantes e polariza a região. 

O secretário de Segurança Aldair Rocha prometeu um plano de segurança  especial para região de Caraúbas, diante das considerações  apresentadas pelo prefeito Ademar Ferreira e o vice prefeito Alcivan  Viana. Caraúbas tem só um agente civil de plantão na Delegacia  Municipal. Não tem delegado e nem escrivão. Apenas três PMS fazem o  patrulhamento da cidade. 

Hoje, o promotor de Justiça Flávio Côrte ingressou com uma Ação Civil  Pública contra o Governo do Estado alegando exatamente a falta de  estrutura na delegacia, no pelotão de Polícia Militar e também a falta  de agentes civis, delegado e escrivão, assim como policiais militares.  O promotor entende que são imprescindíveis estes serviços no  município. 

“Hoje, o Delegado de Polícia designado para Caraúbas está atuando em  mais 13 treze cidades, muitas delas sem escrivão, o que prejudica a  eficiência do trabalho desenvolvido. “É inadmissível que o Estado  feche os olhos para essa situação, tolerando a atual estrutura  deficitária da Polícia Judiciária local, em nada ou em muito pouco  contribuindo para uma verdadeira mudança”, afirma, na Ação, o Promotor de Justiça Flávio Côrte Pinheiro de Sousa. 

A Ação tem como pedido específico a obrigação de fazer, por parte do  Estado, da manutenção permanente de equipe de Delegado, agentes de  polícia e, principalmente, ESCRIVÃO, para exercer as funções de  Polícia Judiciária na Comarca de Caraúbas; com exclusividade nesta  Comarca. “A conduta ilícita do Estado-réu, impedindo o funcionamento  adequado do serviço público da Polícia Civil, causa prejuízos irreparáveis à segurança pública, que é o bem jurídico que se pretende  tutelar na presente ação civil pública”, destaca o Promotor. 

A Ação também requer que seja fixada multa diária no valor de R$ 5 mil  para o caso de descumprimento (parcial ou total) da liminar, a ser  imposta pessoalmente ao Secretário de Estado da Segurança Pública e  Defesa Social e ao Delegado Geral de Polícia do Estado. 

O prefeito Ademar Ferreira disse que a governadora Rosalba Ciarlini  tem se mostrado muito sensível a esta questão de segurança pública em Caraúbas e região, mas, por falta de recursos devido a problemas administrativos deixados pela gestão passada. Mesmo assim, o prefeito  disse que está confiante que a governadora Rosalba Ciarlini adote  providencias emergenciais para melhorar a segurança pública da cidade  seja resolvido o quanto antes.
Jornalista Chico Costa.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »