-

* ENEM: PF investiga se professor subornou fiscal do pré-teste.

A “novela” de falhas no Enem vai ganhando mais capítulos. A Polícia Federal está apurando agora se um professor do Colégio Christus teria subornado um fiscal do pré-teste para conseguir os cadernos de questões e tirar cópias para distribuir com os alunos. Um estudante da instituição aponta esse suspeito como principal responsável para vazamento das 14questões. A investigação já aponta que dois alunos da escola teriam faltado ao pré-teste. Fato que facilitou o início da possível fraude.
 
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as questões haviam sido aplicadas na escola de Fortaleza, em outubro do ano passado, na fase de pré-testes do exame - quando são calibradas as dificuldades das perguntas. A Polícia Federal (PF) investiga o caso e apura o fato que levou o Ministério a cancelar a prova do Enem de 639 alunos do3º ano do Christus. Um estudante do colégio, que não quis se identificar, contou que o dito professor pediu silêncio aos alunos e que ninguém “soltasse” as questões para os concorrentes, a fim de não perder a vaga na universidade. Apesar dessas ameaças, pré-universitários dizem ter ficado receosos, com temor de serem punidos e acabaram jogando a informação nas redes sociais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) nega que as questões tenham chegado a outros estudantes. O MEC identificou também que as 14 questões copiadas estavam em dois cadernos de provas e que, segundo alunos da entidade, o professor acusado deu aula normalmente, ontem, em Fortaleza. Ainda segundo o MEC, 25 mil estudantes fizeram pré-teste em outubro de 2010. Atualmente, banco de questões do Enem conta com seis mil perguntas, quantidade essa ainda considerada insuficiente, precisariam do dobro a mais.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »