-

* Legado de Paulo Freire fica restrito ao mundo acadêmico.

O pernambucano Paulo Freire, que revolucionou a educação criando um eficiente método para alfabetização de adultos teria completando 90 anos em 19 de setembro. No país que tem um dos piores indicadores educacionais da América, a data foi lembrada nos ciclos acadêmicos do sul mas quase passou despercebida no Nordeste. Paulo Freire morreu em 1997. Numa das últimas entrevistas que deu e que estão disponíveis no Youtube, ele disse que gostaria de ser lembrado como "alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida". Foi reconhecido internacionalmente pela autoria de uma pedagogia crítica, dialógica e transformadora que assume compromisso com a libertação dos oprimidos.

Embora seja mais conhecido pela criação de um método de alfabetização de adultos, Paulo Freire construiu uma teoria do conhecimento que continua inspirando pesquisadores dedicados aos estudos de filosofia, comunicação, arte, física, matemática, biologia, geografia, história, literatura, economia, medicina, entre outros campos de atuação. Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento do Instituto Paulo Freire, Ângela Antunes, o reconhecimento dele, fora do campo da pedagogia, demonstra que o seu pensamento também é transdisciplinar e transversal. "A pedagogia é essencialmente uma ciência transversal. Desde seus primeiros escritos, Paulo Freire considerou a escola muito mais do que as quatro paredes da sala de aula. Ele criou o círculo de cultura como expressão dessa nova pedagogia que não se reduzia à noção simplista de aula", observa.
Considerado subversivo pelos militares, Paulo Freire foi preso em 1964 e passou setenta e cinco dias na cadeia do quartel de Olinda 
Considerado subversivo pelos militares, Paulo Freire foi preso em 1964 e passou setenta e cinco dias na cadeia do quartel de Olinda.
Tn Online.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »