-

* "O mundo está em metamorfose".

Passos tranquilos, voz pausada. Horário marcado e logo ele se apresenta. Mostra-se empolgado com os projetos de incentivo a leitura e durante  toda essa entrevista cita por diversas vezes a palavra metamorfose. O escritor Affonso Romano de Santanna, autor consagrado, acredita que o momento vivido hoje é de transformação. A dúvida é saber se será para corrigir os erros ou enveredar na somatização deles.

Ele aposta, claro, na correção dos erros e em um novo e promissor momento, mas chama atenção para a importância de "ler o mundo". "Minha preocupação enquanto escritor, enquanto intelectual é que esses 30
milhões de brasileiros (que passaram a integrar a classe média) não sejam consumidos pela sociedade de consumo, não sejam simplesmente consumidores, que eles passem a ser cidadãos.

Você só passa a ser indivíduo se você souber ler", destaca o escritor que esteve em Natal a convite do Instituo de Desenvolvimento da Educação para o Seminário Prazer em Ler. O escritor cita que há no Brasil hoje 12 mil programas de incentivo a leitura e avalia como um saudável movimento da própria sociedade civil. "É uma resposta que a sociedade civil está dando da urgência de se estabelecer o trabalho. Na favela do Alemão tem um menino favelado que construiu uma biblioteca", ressalta.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »