-

* Senador José Agripino afirma que Robinson Faria tentou “tutelar” o Governo Rosalba.

Em entrevista que será publicada na edição de domingo da TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino Maia admite que o Governo interviu para evitar que o PSD, partido do vice-governador Robinson Faria, ficasse com seis deputados estaduais.

Para o líder do DEM, o PSD tentou “tutelar” o Governo. Veja um dos trechos da entrevista:

O recuo dos quatro deputados (Gustavo Carvalho, Ricardo Motta, Vivaldo Costa e Raimundo Fernandes) em não migrarem para o PSD teve interferência dos Democratas, do Governo Rosalba Ciarlini?

O Governo tem obrigação e legítima defesa de garantir sua governabilidade. O Governo tinha obrigação de trabalhar para não ser refém de ninguém. O Governo tem obrigação de ter aliados, de não ser subordinado a ninguém. Nem a vontade de nenhum líder do Democratas, nem ao PMDB que é aliado, nem ao PR com quem pode se aliar, nem a partido nenhum. Entendia que o PMN (antigo partido de Robinson Faria) era um partido aliado, sempre entendi como partido aliado, não poderia se transformar num super partido, num mega partido, trazendo gente de toda parte, inclusive gente que não apoiou a eleição de Rosalba como forma de tutelar o Governo.

Era esse o objetivo do PSD (tutelar o Governo)?

Não sei se era esse o objetivo. Agora não era correto que o Governo entendesse que tinha como parceiro, ao seu lado um partido com tamanha força que pudesse tutelar suas ações. Qualquer governo tem o dever, em legítima defesa, de procurar o equilíbrio de forças que o cercam (a ele governo). E foi essa a iniciativa tomada pela governadora, no sentido de manter equilíbrio entre os aliados. Tanto é que o PMN permanece como um partido de tamanho, aliado do governo, mas não tutelador do governo.
Não é contraditório que essa tentativa de tutelar o governo tenha vindo do vice-governador (Robinson Faria)?

Estou supondo (a tentativa de tutela), não estou assegurando, não estou denunciando. Estou no campo das conjecturas. Porque poderia evoluir para esse fato, não estou acusando de que isso estivesse em curso. Mas qualquer pessoa medianamente inteligente tem o direito até por esperteza política de tomar precauções antes que o fato aconteça.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »