-

* SPOCAMPO faz cadastro para incluir Caraúbas na zona livre da mosca das frutas.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) inicia nesta  segunda-feira o trabalho de inclusão do território de Caraúbas na zona livre da mosca das frutas.

A inclusão atende a um pedido do prefeito Ademar Ferreira ao secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, do Governo do Estado, semana passada, em Natal.

Participaram da reunião os secretários de Governo, Edson Morais, e a secretaria Sheyla Gurgel, da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO).

Sheyla e Edson explicaram que o benefício permitirá que os produtores de melancia, melão e abóbora das margens do rio Umari, Mariana, Igarapé, Pacó e Apanha Peixe amplie seus mercados de consumo, consequentemente a produção e a renda famíliar.

“Vai melhorar a qualidade de vida do homem do campo, uma vez que permitirá que os agricultores ampliem suas áreas de produção e tenham a quem vender seus produtos”, comenta Edson Morais.

Sheyla explica que atualmente os produtores não têm a guia de circulação de produtores agrícolas e, portanto, não podem, por exemplo, vender seus produtos em Mossoró.
 
Para inverter este quadro, Betinho Rosado designou o diretor geral do IDIARN, Rui Sales, em Natal, para tratar sobre a inclusão de Caraúbas na área livre da mosca das frutas esta semana.

No período entre 24 à 26 de outubro a Spocampo estará fazendo um cadastro das áreas de produção irrigadas que cultivam melão, melância ou abóbora. Depois do cadastro, começa o monitoramento.

Depois de um período de estudos com a comprovação da ausência das pragas nas áreas monitoradas, o Idiarn emite o certificado incluindo a região na zona livre da mosca das frutas.

Para fazer o cadastro, os agricultores de Mariana, Igarapé, Pacó,  Apanha Peixe e das margens do Umari devem comparecer do dia 24 a 26 na sede da SPOCAMP portando documentos pessoais.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »