-

* Abrigo de idosos de Caraúbas, exemplo de solidariedade.

Ajudar o próximo, abrigar e se doar em um trabalho que exige amor e solidariedade. Essa é a filosofia da Associação Filantrópica de Proteção ao Idoso Jorge Gurgel Fernandes do Amaral, em Caraúbas, região Oeste do Estado. Um lugar onde o acolhimento e o cuidado com os abrigados se mostram como os detalhes mais marcantes da entidade.
 
O abrigo de idosos de Caraúbas se mostra como exemplo de dedicação e carinho. Uma entidade que nasceu do trabalho da médica Verlúzia Maria Gurgel Fernandes, que há dez anos teve a ideia de fundar uma casa para abrigar idosos que não tinham família, ou que eram desprezados por seus familiares.
 
Velúzia conta que na ocasião atuava na área de clínica geral em um hospital público de Caraúbas e tinha quatro pacientes idosos internados que quando recebiam alta médica inventavam outra doença só para permanecerem no hospital. "Eu, assim como outros colegas médicos, percebi que os idosos queriam ficar no hospital porque se sentiam abrigados lá e porque não tinham onde morar", ressalta.
 
Tomando esse fato como base, Velúzia conta que teve a ideia de criar um espaço para abrigar idosos que não tinham onde morar. "Inicialmente aluguei uma casa onde começamos a abrigar idosos, essa primeira unidade funcionou informalmente durante dois anos", disse. Acrescenta que após dois anos recebeu a visita de uma promotora de Justiça que realizou uma fiscalização na unidade e atestou que a entidade não podia funcionar daquela forma, precisaria se tornar uma instituição registrada e obedecer a inúmeros critérios legais.
Gazeta do Oeste.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »