-

* "Previdência Social em Debate" reúne e orienta prefeitos do RN.

“O Rio Grande do Norte assistiu sexta feira, dia 04, ao passo inicial do processo de implantação do regime próprio de Previdência Social nos municípios, de forma planejada, organizada e com base numa forte parceria montada com o Ministério da Previdência, da UFRN e de outros organismos federais”. A declaração do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito Benes Leocádio resume o que foi o evento “Previdência Social em Debate”, promovido pelo Ministério da Previdência em parceria com a FEMURN e com o apoio da UFRN.

O encontro foi realizado no auditório da reitoria da UFRN e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e de representantes de diversas instituições, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e a Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (ABIPEM). Cerca de 60 prefeitos participaram do evento que contou com uma palestra de sensibilização dos prefeitos sobre as vantagens do Regime Próprio de Previdência Social, a cargo do secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério, Leonardo Rolim Guimarães e de um painel sobre Saúde do Trabalhador.

EXEMPLOS NO RN

Durante a palestra de sensibilização, os prefeitos Jaime Callado, de São Gonçalo do Amarante e Francisco Néri de Oliveira, de Doutor Severiano, falaram sobre as vantagens para os municípios e para os servidores da implantação do Regime Próprio de Previdência Social. Um dos prefeitos presentes, Ronaldo Teixeira, de Angicos, disse que o encontro foi bastante esclarecedor.

“Um dos pontos mais importantes foi a clareza com que se demonstrou a segurança em torno da gestão dos recursos que constituem o Fundo Previdenciário dos servidores públicos. O medo da má gestão é um dos maiores mitos contra a Previdência Própria. Saí convencido de que é algo seguro e com enormes vantagens para os servidores públicos”, afirmou o prefeito.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA

No próximo dia 23, em local a ser definido pela FEMURN, prefeitos e secretários municipais encarregados de cuidar do processo de implantação dos regimes próprios de Previdência se reunirão com técnicos do Grupo Gestor formado por representantes do Ministério da Previdência Social, UFRN, Banco do Brasil, Caixa Econômica e ABIPEM. Neste encontro, eminentemente técnico, os prefeitos e auxiliares serão orientados sobre como os municípios devem proceder para implantação seus RPPS.

O ministro Garibaldi Filho disse que as dívidas previdenciárias são impagáveis e que o modelo antigo de Previdência Social foi responsável pela falência financeira das prefeituras brasileiras. “Vamos ter, a curto prazo, que enfrentar a Receita. A solução é política”, afirmou o ministro que citou, nominalmente, todos os prefeitos presentes ao encontro.

CARAÚBAS- Da cidade de Caraúbas participou o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), e assessoria de tão importante encontro no auditório da UFRN. Ao final o prefeito caraubense cumpriu outros compromissos da agenda político-administrativo do município caraubense. 
Prefeito Ademar Ferreira prestigiou evento e manteve contato com o Ministro Garibaldi Alves.
 ACPMC.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »