-

* Rio Grande do Norte pode atingir área livre da febre aftosa a partir de 2012.

O Rio Grande do Norte poderá sair da área de risco médio para a área livre da febre aftosa com vacinação, a partir de 2012. Este ano, todas as etapas da vacinação instituídas pelo Ministério da Agricultura foram cumpridas, o que torna o comércio do rebanho bovino livre de restrições sanitárias. O avanço no status potiguar em relação à febre aftosa cria novas perspectivas para atividades no estado, como a melhora nos setores turísticos, da saúde, aumentando a segurança para quem visita o Estado, e, sobretudo, na economia.

Do ponto de vista econômico o dano não se dá apenas com relação à redução de produção de carne, tendo em vista a perda de peso do animal, por não poder se alimentar, mas o maior prejuízo é em relação ao impedimento de exportar frutas, não poder ter tráfego de caminhões, em virtude do risco do vírus de ser propagado de uma região para outra, inclusive dentro do próprio país já tem restrições para circular, por já haver zonas livres com vacinação.

Rui Sales Júnior , diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), em entrevista ao Jornal 96, chama a atenção dos pecuaristas para a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa que começa nesta terça-feira e segue até o dia 30 de novembro, e também conta com os criadores para o estado sair da zona de risco.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »