-

* Brasil desbanca o Reino Unido.

A crise do sistema financeiro internacional de 2008, somada aos períodos de recessão ou de baixo crescimento no Reino Unido e de expansão no Brasil nos últimos quatro anos, precipitou a chegada do Brasil ao posto de sexta maior potência econômica, superando os britânicos. O dado, ainda não oficial, foi revelado pelo jornal The Guardian e se baseia em análises e projeções de especialistas do Centro para Pesquisa Econômica e Negócios (CEBR), de Londres. A mudança é a segunda mais importante do ano: no primeiro semestre, a China já havia passado o Japão.

O ranking elaborado pelo CEBR coloca, pela ordem, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França nas cinco primeiras posições. Aí surge a mudança: enfraquecido por um ritmo de crescimento baixo, avaliado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 0,9% em 2011, o Reino Unido não consegue mais competir com o Brasil, mesmo que o PIB do País registre ampliação modesta, de 3% neste ano, bem inferior à projeção inicial.

Segundo o CEBR, o PIB do Brasil deve fechar o ano em 1,61 trilhão de libras (US$ 2,51 trilhões, em números de hoje), enquanto o do Reino Unido não superará 1,58 trilhão de libras (US$ 2,48 trilhões). A ultrapassagem deve se consolidar nos próximos anos, já que as projeções indicam crescimento de 0,5% em 2012 e de 1,8% em 2013 para os britânicos - sempre inferior ao ritmo brasileiro.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »