-

* Mitt Romney já ameaça liderança do presidente.

O pré-candidato presidencial Mitt Romney ficou sozinho no topo da lista dos candidatos para as primárias da Carolina do Sul, nesta semana, onde três de seus concorrentes mais conservadores dividem o poderoso bloco dos eleitores evangélicos e conservadores. O ex-governador de Utah, Jon Huntsman, de longe o mais moderado candidato republicano que concorria à nomeação para disputar a presidência em novembro, deixou a corrida nesta segunda-feira e declarou apoio a Romney. Isso deixa apenas cinco homens na competição pelos votos da Carolina do Norte. Se Romney vencer no sábado, sua nomeação para a candidatura será praticamente inevitável. Romney saiu vencedor do primeiro caucus, realizado em Iowa, e também conquistou a vitória nas primárias de New Hampshire, na semana passada. Embora a maioria dos republicanos não confie em Romney por causa de seu passado moderado, eles não têm conseguido estabelecer seu apoio às alternativas mais conservadoras: Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes; Rick Santorum, ex-senador pela Pensilvânia; ou o governador do Texas, Rick Perry.  O candidato Ron Paul, deputado pelo Texas, não conseguiu reunir apoio suficiente para desafiar Romney nas primeiras primárias do sul norte-americano.

Os republicanos parecem estar lentamente convergindo para Romney como a melhor opção para evitar que Barack Obama conquiste um segundo mandato. O atual presidente sofre os efeitos da economia, que recupera-se lentamente da recessão. O desemprego continua alto e milhões de norte-americanos perderam suas casa por falta de pagamento.

Os candidatos enfrentam uma semana cheia de eventos de campanha e debates na televisão entre segunda e sexta-feira. Nas últimas três décadas, nenhum republicano conquistou a nomeação do partido Republicano sem vencer na Carolina do Sul. 

ntem, foi divulgada pesquisa que coloca mais aditivo na cmapanha de Romney. De acordo com a pesquisa, o presidente Barack Obama, e o pré-candidato republicano mais bem colocado para disputar a Casa Branca, Mitt Romney, estão praticamente empatados se a eleição fosse hoje, porém o apoio a Obama é mais forte e mais positivo que o de Romney, de acordo com uma pesquisa do canal Fox News divulgada ontem. Segundo o levantamento, 46% dos eleitores votariam em Obama e 45%, em Romney. A estreita vantagem do presidente está dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

No entanto, por trás dos números há um contraste: 74% dos eleitores de Obama dizem que vão votar "por ele" e não "contra Romney". Já entre os eleitores do pré-candidato republicano, 58% vão votar "contra Obama" e não "por Romney". Tanto Obama quanto Romney receberam forte apoio de seus partidários: 88% dos Democratas apoiam Obama e 86% dos Republicanos estão com Romney.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »