-

* Nota de esclarecimento...

Inicialmente quero deixar bem claro que não retiro uma só vírgula da matéria que fiz relacionado ao atraso mental, por parte de uma minoria que moram no Distrito de São Geraldo. Em nenhum momento citei o nome da renomada educadora Ozenilda Morais, entretanto se a carapuça lhe serviu, ponha-a.

Deixo aqui bem claro que não tenho nenhum lucro com a comercialização ou não do balneário, a minha renda não vai aumentar nem diminuir um só centavo com o comércio as margens do riacho do Cumbe, dito vamos lá.

A minha crítica não foi pessoal a ninguém, até porque conheço a realidade local daquela comunidade e sei que a ideia de acabar com "o banho" não foi só de uma pessoa, ela foi reforçada e colocada como uma queda de braço por uma pessoa, a Sra. Ozenilda, que desde o primeiro momento se mostrou contrária. Primeiro alegando que os visitante poderiam roubar as galinhas ou o gado dos proprietários. Hora bolas, digo eu, quem diabo vai para um banho para roubar galinha, faz me rir, com isso sei, tem mais gente na luta pelo fim do "famoso banho".

No tocante ao abandono volto a afirmar, a área é abandonada, no que diz respeito a limpeza e a utilização da área, a mesma serve para a criação de porcos, local para alguns utilizarem como banheiro ou para morada de ciganos, fato esse último que já ocorreu por diversas vezes e nunca houve nenhuma preocupação.

Durante anos o cacimbão do padre, o próprio, até ele era abandonado, com pessoas tomando banho em cima do mesmo ou dentro dele. Através de uma luta comunitária hoje ele tem toda uma infra estrutura e é cuidadosamente protegido por pessoas que só querem o bem da comunidade.

Com relação ao ecossistema, preservação ambiental é bem verdade que existe uma grande preocupação, é tanto que a primeira coisa que vemos ao chegarmos nos arredores dos afluentes, logo nos deparamos com chiqueiros para todos os gostos. A água é sim, um ser finito, sei que estamos localizado no semi-árido nordestino, que o diga a minha pós-graduação em Gestão Ambiental e Geografia do Semi-árido, pelo IFRN. Assim também sei que o motivo para tudo isso, não tem nada a ver com nada disso, se o banho não tivesse envolvido, LUCRO, de ninguém, nada disso teria acontecido, porém quando alguém começou a lucrar alguma coisa, a inveja falou mais alto. Neste contexto não podemos esquecer que existe também lá no fundo, um toque bem particular de política.

Não vou defender "A" ou "B", cada um é adulto e sabe falar e escrever, não tenho problema também com os proprietários que o diga Farias, que é um dos meus melhores amigos em São Geraldo, um cidadão de bem, ele e toda a sua família, incluído a própria Ozenilda. Volto a dizer a minha tristeza e decepção foi com o fato de mais uma vez as possibilidades de um crescimento local foi atropelado, e os motivos para tal fato são injustificáveis.

Tenho autoridade para opinar sobre o Distrito de São Geraldo, que o diga os mais de 30 anos que a minha mãe tem de serviço prestado não só por São Geraldo, como por todas, repito TODAS AS FAMÍLIAS desta região. Já lutei muito pelo São Geraldo, devido a inúmeras decepções e inveja por parte de alguns, hoje já não participo tão intensamente, de forma direta de algumas articulações, direta, pois indiretamente, sempre busco fazer o melhor e colaboro com a melhoria desta querida comunidade e de quem bate a minha porta.

Ao fim quero deixar claro que a minha fala foi relacionada a questão de parte da comunidade não está preparada para a municipalidade, contudo será muito difícil qualquer instituição ir ao Cacimbão do Padre, pois dentro de mais algumas semanas, estarei trazendo aqui as imagens de como irá está o que um dia foi denominada de ÁREA DE LAZER., VOLTO A DIZER "Esperamos que as pessoas possam adquirir o espírito progressista e do desenvolvimento, pois se não entendermos que o mundo mudou jamais seremos capazes de entendermos que também somos obrigados a mudarmos a nossa mentalidade em alguns aspectos, caso contrário seremos atropelados pela modernidade e é importante dizer que ser moderno não é só termos um email, orkut ou adeptos das outras redes sociais".
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comments:

Escrever comments
Paula
AUTOR
28 de fevereiro de 2012 às 00:44 delete

Todo mundo sabe que pretinha é muito politiqueira

Responder
avatar