-

* Medidas Preventivas no Controle da Dengue...

O controle da dengue exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores e população. Não se combate a Dengue sem parcerias. É preciso envolver outros setores da administração do município, como limpeza urbana, saneamento, educação, turismo, meio ambiente, entre outros.

É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadores já existentes ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.

É importante lembrar que o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, até tampinhas de garrafas e outros. Esses recipientes podem ser encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e lixões.
- Orientações às famílias de como combater a dengue dentro de casa.
·         Evitar, sempre que possível o uso de pratos nos vasos de plantas. Caso opte por sua utilização, não deixar acumular água neles e nos xaxins. Colocar areia, preenchendo o prato até a sua borda, ou lavá-lo semanalmente, come esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito.
·         Lave os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez por semana.
·         Não deixe qualquer depósito de água aberto (ex.: Potes, tambores, filtros, tanques e outros). Como o mosquito é bem pequeno, qualquer frest, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar ovos e iniciar um novo ciclo.
- Cuidados com a Dengue fora de Casa
·         Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar aos moradores que a água deve ser sempre tratada.
·         Manter recipientes/locais de armazenamento de água como caixas d’água, poços, latões e tambores bem fechados.
·         Guardar garrafas vazias de boca para baixo.
·         Eliminar a água acumulada em plantas como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras.
·         Entregar pneus inutilizados para a equipe de limpeza pública, ou orientar a quem quiser conservá-los, que o faça em locais protegidos da água da chuva.
·         Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios.
·         Identificar na vizinhança, a existência de casas desocupadas, terrenos vazios e localizar os donos para verificar se existem criadouros do mosquito da dengue.
- Cuidados com a Dengue no Lixo.
·         Não jogar lixo em terreno baldio.
·         Manter o lixo tampado e seco até se recolhimento.
·         Tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo.
·     Separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas, enfim, tudo que possa acumular água. Fechar bem em sacos plásticos e colocar no lixo.
O acondicionamento e o destino adequado do lixo são problemas que atingem toda a população, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Todos os moradores devem selecionar os recipientes e guardá-los de forma adequada, assim você contribui para evitar que sejam jogados em rios ou deixados a céu aberto, trazendo outros problemas para a comunidade (como foco de ratos e de outros animais, entupimento de bueiros, dentre outros).

O Combate à Dengue é responsabilidade de todos. Faça a sua parte.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »