-

* Adoção do Enem divide professores.

A adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção e ingresso de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o preenchimento de 50% das vagas em 2013 e 100% das vagas a partir de 2014, deverá provocar mudanças no modelo de instrução das redes privadas e públicas de ensino, a começar dos chamados cursinhos pré-vestibulares.

O diretor do Overdose Colégio e Curso, Carlos André Cavalcante, disse que existe uma discussão no Brasil "se esse modelo de cursinhos vai continuar ou não". Ele exemplificou que no Ceará o Enen foi considerado ruim devido à perda de alunos, o que gerou demissões nos cursinhos. Em Minas Gerais, o caminho foi inverso: houve uma melhora depois da adoção do Enem como única alternativa de acesso à Universidade.

A expectativa é que os cursos que oferecem até seis horas de aulas a um pré-vestibulando, com o  fim do vestibular convencional na  UFRN, poderá ser reduzido para quatro horas diárias, devido à provável utilização de material pedagógico menos específico e mais genérico e básico. O que ocorre até este momento é que os cursos se especializaram e direcionaram suas aulas a determinadas áreas, as mais concorridas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »