-

* Correio da Tarde: II Ursap confirma presença do vírus tipo-4 no município.

A população de Assu tem motivos de sobra para muita preocupação com a questão da dengue no município. O vírus tipo-4 da dengue, que já circular em Mossoró e algumas outras cidades próximas, também já começa a ser detectado também na cidade do Assú. Casos de dengue do tipo-4 já foram confirmados em Mossoró e também Assú, segundo informa o coordenador do programa de combate à dengue da II Unidade Regional de Saúde Pública, (II Ursap), em Mossoró, Lázaro França.

Ele explica que não é possível afirmar a quantidade de casos do tipo-4 já existentes, já que nem todos os pacientes foram identificados. "Não podemos precisar o número exato, pois apenas alguns pacientes foram isolados, porém é possível que todos os casos registrados neste ano sejam do tipo quatro da doença", acrescentou.

O vírus tipo quatro da dengue não circulava no Rio Grande do Norte há 31 anos, desde 1981, e o seu retorno representa um enorme risco de epidemia da doença. O motivo é que a grande parte da população está suscetível ao novo vírus, A coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde de Mossoró, Alany Medeiros, declarou que a população está mais protegida aos sorotipos um, dois e três, mais comuns nos últimos anos. De acordo com informação dada recentemente pelo responsável pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, na cidade do Assú, enfermeiro Breno Stanley Martins de Mendonça, o levantamento relativo à identificação do grau de infestação predial de focos do inseto transmissor da dengue constatou que, em toda a cidade, há focos do vetor da doença em 100% dos bairros. Ele adiantou que, desde o início deste mês, o trabalho mais intensivo de prevenção e combate à dengue vem contando com o reforço de dois veículos Ultra Baixo Volume, UBV, os populares 'carros fumacê'. Estes veículos, segundo Breno Stanley, permanecerão na cidade até o próximo sábado, dia 14 de abril. Ainda conforme a avaliação feita por Lázaro França, diante do cenário existente em diversos municípios sob a área de jurisdição da segunda Ursap, a previsão é que se observe uma situação de epidemia da doença.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »