-

* Dicas de Saúde: O uso de Anabolizantes e Inibidores Alimentares, um alerta para a saúde.

A busca pelo corpo "perfeito" pode levar muita gente a excessos que comprometam a saúde, principalmente no que se refere ao consumo indiscriminado de suplementos alimentares e medicamentos.

Para muitas pessoas, manter o corpo em forma significa estar magro; outras preferem o desenvolvimento exacerbado dos músculos, conquistado à custa de horas de academia e, em alguns casos, do consumo de determinadas substâncias. Na tentativa de alcançar resultados "milagrosos" para o emagrecimento, costuma-se apelar para os inibidores de apetite. Os anabolizantes ou esteróides oferecem um grande risco à saúde. Essas drogas trazem um alto teor do hormônio masculino testosterona.

O uso nesses casos se relaciona ao aumento rápido da massa muscular e à redução da gordura corporal. Mulheres que tomam anabolizantes para aumento de sua massa muscular tendem a sofrer efeitos colaterais, como o engrossamento da voz, o surgimento de pêlos no corpo e no rosto, a perda de cabelo, a diminuição dos seios e até o câncer de ovário. Nos homens pode ocorrer redução na produção de esperma, impotência sexual, dificuldade ou dor  ao urinar e calvície.

Consumir anabolizantes sem a orientação de um médico ainda pode causar alteração do colesterol, distúrbios na coagulação do sangue, hipertensão, tumores no fígado e no pâncreas, ataque cardíaco e até morte.

Os inibidores de apetite ou anorexígenos são muito procurados por pessoas que querem perder peso. O consumo excessivo dessas substâncias causa dependência química e sintomas como boca seca, dor de cabeça, perda do sono, euforia, crises de ansiedade e pânico, prisão de ventre, arritmia cardíaca, aumento da pressão arterial e perda da capacidade pulmonar, que podem levar à morte. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »