-

* Vereadores elegem hoje prefeito que governará Campinas até fim do ano.

Os 33 vereadores de Campinas (SP) elegem nesta terça-feira (10) o prefeito que ficará no cargo até 31 de dezembro deste ano. A eleição indireta na cidade ocorre por conta da cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do vice Demétrio Vilagra (PT), que sofreram impeachment em 2011. A sessão está marcada para começar às 10h e terá quatro chapas concorrentes.

Após a abertura da sessão, os candidatos terão até 30 minutos para uso da tribuna e defesa da candidatura. O voto dos legisladores será aberto e pronunciado da tribuna e o eleito toma posse na quinta-feira (12). É a primeira vez na história da cidade que a Câmara de Vereadores escolhe um prefeito.

Para o cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Valeriano Costa, o novo chefe do Executivo não terá tempo para grandes projetos, já que serão apenas oito meses de mandato. “É só para não deixar a coisa piorar, tocar a vida da cidade, tapar buraco, cortar grama”, opinou. Costa também disse que a eleição indireta obrigou os partidos políticos a adiantarem o jogo de alianças para o pleito de outubro.

Os legisladores escolherão entre Pedro Serafim Junior (PDT), prefeito em exercício de Campinas após as duas cassações, Arly de Lara Romeu (PSB), José Ferreira Campos Filho (PRTB) e Antonio Francisco, O Politizador (PMN). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu em 16 de fevereiro que a eleição para escolha do prefeito deve ser indireta.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »