-

* Carro-pipa sem data definida para voltar.

O tenente-coronel de Exército Geraldo Pereira de Almeida Neto, coordenador-geral do Programa Carro-Pipa na área de atuação da 7ª Brigada de Infantaria, informou ontem à tarde que o Ministério da Integração Nacional deve retomar a qualquer momento a distribuição de água nas cidades afetadas pela estiagem na região Nordeste.
 
No Rio Grande do Norte, o Programa Carro-Pipa já estava em atividade até poucas semanas. Foi suspenso porque o Ministério da Integração Nacional não fez o repasse financeiro para o Exército. Sobre a possibilidade de aumentar a demanda de água ofertada nas cidades, o tenente-coronel Geraldo destacou que vai depender da demanda.
 
Para aumentar a distribuição de água nas regiões afetadas pela estiagem, segundo informa o Ministério da Integração Nacional, é necessário o município comunicar o quadro à Defesa Civil Nacional. Este é um processo que o município só pode fazer depois que oficialmente criar a sua Defesa Civil Municipal, a quem compete legalmente fazer o comunicado ao Governo Federal.
 
Feito este comunicado, o Governo Federal libera os recursos através do Ministério da Integração Nacional, que por sua vez repassa para o Exército Brasileiro, para fazer a distribuição de água. Mesmo depois deste processo todo, segundo o tenente-coronel Geraldo, ainda existe outro detalhe que precisa ser enfatizado. "Existem comunidades que os pipeiros não aceitam fazer a distribuição de água. É que é longe e é economicamente inviável para eles", explica o coordenador do Programa Carro-Pipa na 7ª Brigada de Infantaria do RN.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »