-

* Formação do Consórcio de Resíduos Sólidos no Vale do Açu será tema de reunião.

Os prefeitos da região do Vale do Açu estarão reunidos nesta terça-feira (22), às 14h, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação a biodiversidade (antigo IBAMA), em Assu. Eles vão apresentar os documentos necessários para a formação oficial do Consórcio de Resíduos Sólidos da região, inclusive com a possibilidade de eleição da diretoria.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Gilberto Jales, conduz a reunião para a consolidação do Consórcio. A empresa Geotechnique Consultoria e Engenharia, responsável pelos estudos das áreas para o aterro sanitário e equipamentos necessários a coleta de lixo está fazendo levantamento na região do Vale do Açu.

A empresa faz análise de áreas para sediar o aterro sanitário e os equipamentos previstos para viabilizar a coleta e transporte dos resíduos. Entre eles, as Estações de Transbordo (equipamento que vai transferir resíduos), Unidade de Triagem (equipamento que fazer a separação do lixo) e Ponto de Entrega Voluntária (equipamento onde a população vai entregar o lixo reciclável).

O trabalho da Secretaria envolve uma série de etapas. A assinatura de protocolo de intenções é o primeiro passo na formação do Consórcio. Em seguida as câmaras municipais ratificam o protocolo convertendo-o em contrato de Consórcio. Após a formalização pelo contrato de Consórcio, ocorre a eleição da diretoria. A formalização da entidade jurídica ocorre com o CNPJ e depois é constituído o Estatuto da Entidade.

Os municípios que formam o Consórcio do Vale são: Assu, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Paraú e Upanema.
Robson Pires.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »