-

* Globo mostra mortes de crianças no RN por falta de UTI.

O Rio Grande do Norte mais uma vez voltou a ser notícia no plano nacional. Outra vez, de forma negativa. A saúde pública, novamente.

Reportagem na edição desta quarta-feira (30), do programa “Bom-dia, Brasil” da Rede Globo de Televisão mostrou que “faltam leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais”. Há um déficit de 367 vagas em leitos de UTI. Bebês estão morrendo sem chance mínima de socorro.

Veja abaixo:

No Rio Grande do Norte, um problema grave: faltam leitos em Unidade de Terapia Intensiva nos hospitais. No último sábado (26), uma criança morreu por falta de vaga na UTI. Por volta das 11h, uma criança de um ano e três meses chegou ao pronto-atendimento com indicação de encaminhamento na UTI e acabou passando sete horas sem que houvesse vaga, com respirador manual. A menina não resistiu a acabou morrendo antes de dar entrada na UTI.

Segundo o Ministério Público Estadual, existe um déficit de 367 vagas de leitos de UTI, tanto neonatal e pediátrica quanto UTI geral. Por isso, na semana passada, houve uma determinação judicial para que, em 60 dias, o estado aumentasse o número e leitos de UTI.

Nesta quarta-feira (30), a promotora da saúde vai ter uma reunião no Tribunal de Contas do Estado para verificar o que está acontecendo com os recursos destinados à saúde. O estado diz que são 44 leitos de UTI pediátricas e 58 leitos de UTI neonatal e que está tomando as providências cabíveis, mas que por causa do limite prudencial não tem como resolver muita coisa.

Veja AQUI a reportagem do programa, na íntegra.
Carlos Santos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »