-

* Taxa Selic cai e reduz rendimento da poupança.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou ontem a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto porcentual para 8,5% ao ano. Além de ser a menor de toda a história - o menor patamar até então era 8,75% ao ano e vigorou de julho de 2009 a março de 2010 - a taxa acionará as mudanças na remuneração da poupança anunciadas pelo governo no início deste mês.

A partir desta quinta-feira, com a taxa básica de juros em 8,5%, passa a valer o novo método de rentabilidade da aplicação financeira mais popular do País, no qual o rendimento será de 70% da Selic mais variação da Taxa Referencial (TR). A mudança não afeta as poupanças antigas, que continuam a render 0,5% ao mês mais TR. É válida apenas as contas que forem abertas ou para novos depósitos nas já existentes.

"A queda do juro força as aplicações de renda fixa a renderem menos, na medida em que são atreladas a títulos governamentais. Houve um realinhamento para que a caderneta não rendesse mais do que a renda fixa", diz o professor do Ibmec, Gilberto Braga.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »