-

* Técnicos do Estado avaliam viabilidade técnica para instalar Distrito Industrial em Caraúbas.

Conforme acertado entre o prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado  Benito Gama, há poucos dias, uma equipe técnica avaliou a área destinada para instalar um Distrito Industrial no município de Caraúbas. Os técnicos já deixaram uma certeza: o distrito, o primeiro no processo de expansão industrial no rio Grande do Norte, terá uma Incubadora de Empresas de Tecnologia.

Este benefício já está sendo articulado pelo prefeito Ademar Ferreira junto ao Núcleo de Inovação e Tecnologia da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). As primeiras reuniões já aconteceram e o reitor Josivan Barbosa já confirmou ao prefeito Ademar Ferreira a intenção de erguer a estrutura  em benefício de Caraúbas e dos estudantes do Campus da UFERSA. “Será a primeira Incubadora de Empresas de Tecnologia dentro de um Distrito Industrial”, acrescenta o prefeito Ademar Ferreira.

Nesta quinta-feira (17), o prefeito Ademar Ferreira recebeu em Caraúbas os técnicos Roberto Dantas da Silveira e Robespierre Procópio Barreto, respectivamente Coordenador de Áreas Industrias e da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, para fazer um estudo de viabilidade econômica, social e ambiental para instalar o Distrito Industrial de Caraúbas.

Para realizar o levantamento sócio econômico em Caraúbas feito na companhia do prefeito Ademar Ferreira, os auxiliares de Benito Gama visitaram a fábrica da LUMER, faccionista da Hering e a fábrica da AFICEL. Estas unidades já geram 400 empregos. Criando o Distrito, estas unidades poderão ampliar o número de empregos e a cidade atrairá outras indústrias. Depois visitaram o local que a Prefeitura está destinando para funcionar o Distrito Industrial.

Roberto Dantas da Silveira e Robespierre Procópio Barreto também fizeram uma visita as obras do Campus da UFERSA e a Unidade de Beneficiamento de Pescado, que foi construída com recursos federais no município e ainda não teve viabilidade econômica para funcionar. Asseguraram que vão dotar o município do necessário para a unidade começar a beneficiar o pescado. Os técnicos visitaram também o Hotel Olho D’Água do Milho.

Para o Distrito Industrial, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está assegurando isenção fiscal. Observaram a necessidade de se construir uma adutora exclusiva para abastecer os empreendimentos, um galpão para as pequenas indústrias e pavimentar acesso. Vão analisar também a caprinocultura e a ovinocultura desenvolvida no município.

Roberto Dantas da Silveira e Robespierre Procópio Barreto gostaram da proposta de parceria entre UFERSA e o município de Caraúbas para implantar a incubadora de Empresas de Tecnologia dentro do Distrito Industrial e destacaram o município de Caraúbas, conforme orientação da governadora Rosalba Ciarlini, será a “bola da vez”. A proposta do novo governo é levar o desenvolvimento para o interior.

Os técnicos e o prefeito Ademar Ferreira foram acompanhados pelos vereadores Vinícius Amorim e Edson Morais, além dos secretários de Governo Silvan Pessoa e Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Canindé de Freitas. Silvan Pessoa observou que o município de Caraúbas vive um novo momento de desenvolvimento e que a equipe de governo está atuando em sintonia para aproveitar as oportunidades que vão surgir em função da chegada da Ufersa e o início de suas atividades no município de Caraúbas.
 Grupo reunido.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »