-

* Greve da UERN pode chegar ao fim nesta semana.

A greve dos professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pode ter um desfecho até o final desta semana. Ao menos foi o que disse esperar a Secretária de Educação do Governo do Estado, Betânia Ramalho, em entrevista a primeira edição do RNTV nesta segunda-feira.

“A UERN é uma instituição decisiva para o desenvolvimento do estado, ela não pode continuar com essa fragilidade, com essas pendências a cada ano, que muitas vezes ficam difíceis até de serem cumpridas. Reconhecendo-se o mérito, é indispensável à presença da Uern. Espera-se que essa semana seja decisiva para se chegar a um resultado e voltar tudo a normalidade”, disse Betânia Ramalho.

Em relação a decisão da justiça que negou a ilegalidade da greve, Betânia afirmou que o estado recorreu desta decisão e que se espera um resultado até a próxima quarta-feira.

“A greve está judicializada. Houve um ganho de causa para os professores. O estado recorreu, certamente até quarta-feira sairá um resultado, e a partir dai eu acredito que sentaremos na mesa novamente para uma negociação. É correto a questão do regime prudencial, isso é um entrave, não só para a educação, mas para a saúde, pela parte de segurança também. O estado tem um problema sério na sua arrecadação e no cumprimento mesmo até de acordos firmados. Isso é uma preocupação para a governadora, para o estado. A educação não pode continuar dessa maneira. Por isso acreditamos que no segundo quadrimestre continuando a tendência da arrecadação em relação ao gasto do estado e o limite do gasto prudencial, certamente a um alento, uma perspectiva de saída para uma causa como essa”, finalizou a secretária.

O representante da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN (Aduern), Sidcley Alegrini, demonstrou total insatisfação com a situação que os docentes da universidade estão passando.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »