-

* Insegurança e medo tomam conta da população.

Situada na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, a 29 quilômetros de Mossoró, a cidade de Baraúna está passando por uma realidade preocupante, não só para quem reside no município, mas para os que precisam se deslocar diariamente para trabalhar em uma das muitas empresas e fábricas que se instalaram na região devido o alto índice de violência que tem assolado à população. Assassinatos, assaltos, tiroteios, falta de policiamento, arrombamentos e tráfico de drogas é o que vem acontecendo na cidade, associados a um silêncio profundo dos moradores, que, com medo da violência, preferem não manifestar seus sentimentos e revoltas. "Aqui virou uma cidade sem lei, onde os assaltos e assassinatos acontecem na presença das pessoas, mas ninguém se arrisca a falar nada temendo ser a próxima vítima", disse o agricultor José Marques Dantas, 54 anos, morador.
 
Com apenas três policiais militares por plantão, para fiscalizar uma área de 825.802 km², torna-se praticamente impossível atender uma população de quase 26 mil habitantes, somada a uma população flutuante de quase oito mil trabalhadores que diariamente precisam do atendimento da polícia.
 
"Baraúna tem hoje uma das realidades mais preocupantes do Rio Grande do Norte, pois além de pouca estrutura para comportar a população local, tem que atender aos milhares de trabalhadores que vêm de fora em busca de serviço", destacou o agricultor.
 
O grande volume de dinheiro que circula na região tem atraído marginais. Eles assaltam estabelecimentos comerciais, residências e a população.

Para se ter uma ideia da calamidade local, por volta das 15h uma mulher, que preferiu não se identificar por medo de represália, tinha acabado de ser assaltada em pleno centro da cidade, por dois elementos em uma motocicleta, que lhe tomaram a bolsa contendo aproximadamente R$ 2 mil, que vinham sendo transportados para a realização de pagamentos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »