-

* Estados Unidos aprovam novo remédio para o tratamento do HIV.

A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou um novo remédio para o tratamento do HIV. O medicamento Stribild combina quatro drogas em apenas um comprimido para ser tomado uma vez ao dia por pacientes adultos que nunca foram tratados.

Stribild contém dois medicamentos já aprovados contra o HIV e mais dois novos, elvitegravir e cobicistat. De acordo com os pesquisadores, em conjunto, estas drogas fornecem um regime de tratamento completo para a infecção pelo HIV.

A segurança e a eficácia de Stribild foram avaliadas em 1.408 pacientes adultos não tratados previamente para o HIV em dois estudos.

Os estudos foram desenvolvidos para medir a porcentagem de pacientes que tinham níveis indetectáveis do HIV no sangue em 48 semanas. Os resultados mostraram que entre 88 e 90% dos pacientes tratados com Stribild tinham níveis indetectáveis de HIV no sangue, em comparação com 84% dos pacientes tratados com Atripla e 87% dos pacientes tratados com Truvada em combinação com atazanavir e ritonavir.

Os efeitos colaterais mais comuns observados nos ensaios clínicos incluem náusea e diarreia. Efeitos secundários graves incluem problemas renais novos ou agravamento de condições existentes, densidade mineral óssea reduzida, redistribuição de gordura e mudanças no sistema imunológico.

Segundo os pesquisadores, o novo remédio, como os outros, é apenas um tratamento contra os sintomas da doença, que destrói o sistema de defesa do organismo. A infecção por HIV ainda não tem cura ou vacina. Para evitar o contágio, é preciso usar camisinha nas relações sexuais e usar agulhas e seringas descartáveis, quando necessário.

A medicação será comercializada pela empresa farmacêutica Gilead.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »