-

* Governo do RN garante condições à Sesap e fixa reuniões semanais com grupo de gestão de crise.

Na noite da última terça-feira (21), a governadora Rosalba Ciarlini reuniu-se por 4h30 com gestores da Secretaria de Saúde Pública e das secretarias de Estado envolvidas no plano de enfrentamento à crise na área de urgência e emergência na saúde do RN. Durante a reunião levantou-se as atividades já desempenhadas pelas equipes e foram apontadas estratégias para se resolver as demandas do Plano de Calamidade Pública que está em andamento no Estado desde o início de julho.

Por proposição da governadora, reuniões irão ocorrer todas as segundas-feiras, às 17h, para avaliação das ações e avanço em novas áreas. O grupo que se reunirá semanalmente é formado por integrantes da Sesap, Procuradoria Geral do Estado, Consultoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gabinete Civil, Secretaria de Planejamento e Assessoria de Comunicação do Governo do RN.

O primeiro encontro se voltou para avaliações de atividades, repasses orçamentários à Secretaria de Estado de Saúde Pública, abastecimento dos hospitais, implementação de UPAs, estabelecimento dos leitos de retaguarda e reformas dos hospitais, entre outros temas de interesse.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Vilela, “a reunião desta noite foi oportuna e esses encontros semanais serão fundamentais para dar celeridade aos procedimentos, além de unificar as ações das secretarias envolvidas. Entretanto, vinha despachando quase que diariamente com a governadora Rosalba Ciarlini, mas agora o grupo de gestão, em virtude das demandas de cada secretaria, pode formalizar essas reuniões sistemáticas para o acompanhamento das ações na saúde”, declarou o secretário.

A governadora Rosalba Ciarlini solicitou uma nova avaliação das necessidades dos repasses financeiros e de remanejamento orçamentário da Sesap para enfrentar as demandas da calamidade pública. Também foi cobrado agilidade no tocante às Unidades de Pronto Atendimento. A UPA de Natal, erguida na Cidade da Esperança e já concluída, será passada pelo município do Natal ao Governo do RN, que estudará o melhor modelo de gestão para essa unidade. Na UPA de Parnamirim, região metropolitana de Natal, será feito o repasse em torno de R$ 460 mil por parte do Governo do Estado ao município, que gerenciará a unidade. A obra será concluída em 20 dias. As UPAS de São Gonçalo do Amarante e de Pau dos Ferros já estão com o processo de licitação em andamento.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »