-

* Rede estadual inicia processo com uso de novo sistema.

O Governo do Estado iniciará hoje o período de matrículas antecipadas para os estudantes com deficiência que irão ingressar na rede estadual de ensino em 2013. Pela primeira vez, o cadastro dos alunos será feito pela internet, através do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc.

A ferramenta foi customizada a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, da UFRN, que cedeu os direitos para que fosse utilizada na Educação Básica do Estado. Entre 1º e 17 de outubro de 2012, quando entrou em operação o SIGEduc, as escolas da rede estadual de Natal, após treinamento, inseriram no sistema um levantamento detalhado com a quantidade de turmas que serão abertas em 2013 e o número de vagas para cada turma. Esse foi o primeiro passo para que as matrículas fossem iniciadas.
 
Para a secretária Betânia Ramalho, o início das matrículas do SIGEduc é um marco na história da Educação do Rio Grande do Norte. "O sistema vai causar um grande impacto na cultura de gestão da secretaria e, principalmente, das escolas. Estamos saindo da era do papel e da caneta, para a era digital. Somos pioneiros na área da Educação Básica. Tanto que o Ministério da Educação está apostando nessa ideia para levar o SIGEduc do Rio Grande do Norte a outros estados do país", ressaltou.
 
A secretária chama a atenção dos pais de alunos com deficiência do interior, onde o SIGEduc só começa a operar em 2014. Fora da capital, as matrículas para estudantes com deficiência serão realizadas de maneira presencial, entre os dias 19 de outubro e 22 de novembro. "Como todo sistema que está começando, o SIGEduc precisa passar por uma avaliação inicial. As escolas de Natal serão as primeiras a testá-lo, até que o sistema seja levado a todas as cidades do Estado", concluiu Betânia Ramalho.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »