-

* Rio Grande do Norte terá reforço de 1.600 militares do Exército.

Com a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de envio de tropas federais para 111 cidades do Rio Grande do Norte nas eleições municipais do próximo dia 7, o estado passará a ter o segundo maior número de cidades atendidas no país pelo efetivo, atrás apenas do Piauí, com 143. 

Diante do alto número de municípios que foram atendidos pela solicitação de segurança no próximo domingo, uma reunião foi agendada a partir das 10h de amanhã na 7ª Brigada de Infataria Motorizada do Exército para definir as estratégias a serem planejadas a fim de serem executadas no pleito. A reunião contará com a presença do comando geral da Polícia Militar e membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A informação foi confirmada pelo major do Exército Gelson de Souza.

De acordo com o major, um efetivo de 1.600 pessoas do exército, envolvendo militares do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, irá realizar a "Operação de Garantia de Votação e da Apuração", que vai ter realização durante todo o dia. "Os militares irão ficar desde o início do dia das eleições nos locais de votação e só vão evadir após a apuração na parte da noite para garantir a segurança de todos", disse o major, que confirmou ainda que de acordo com a lei eleitoral, os militares devem ficar no máximo a 100 metros dos locais específicos de votação para não inibir o eleitor.

Os militares não sairão juntos para a execução da tarefa, já que o dia de chegada nos municípios vai depender da distância. "A logística vai ser descentralizada. Vai ter gente saindo já na sexta-feira para municípios mais distantes. Os lugares mais próximos, por sua vez, vão receber os militares no sábado", confirmou o major.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »