-

* Câmara aprova texto do Senado para royalties sem reserva para educação.

Por 286 votos a favor e 124 contra, os deputados federais aprovaram, na noite desta terça-feira (6), o texto-base de divisão dos royalties do petróleo aprovado no Senado, de relatoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), rejeitando o substitutivo do relator do assunto na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Com isso, não se sabe ainda se mudanças aprovadas na Câmara, como a determinação do uso dos royalties para investimento em educação e o percentual distribuído para os entes federativos, serão cumpridos. Agora, os deputados irão votar destaques que podem alterar a proposta do Senado e recompor itens propostos por Zarattini.  A expectativa era de que os deputados votassem o substitutivo proposto pelo deputado petista, mas, por 220 votos a favor, 211 contra e uma abstenção, os parlamentares decidiram usar o texto do Senado como referência.

A versão que sair da Câmara só será novamente votada no Senado se houver modificações em relação ao texto de Vital. Do contrário, ele vai direto para sanção presidencial sob o risco de ser vetado em pontos que não estiverem de acordo com o que o Executivo pretende.

Pelo texto do senador, aprovado no Senado em outubro do ano passado, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20% já em 2012. Para os Estados produtores --Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo-- a participação cai de 26,25% para 20%.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »