-

* Dilma lança pacto de alfabetização.

O governo federal lançou ontem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa sem ter ainda pronta a prova que vai avaliar o grau de aprendizagem dessas crianças. O programa, que tem um investimento previsto de R$ 2,7 bilhões para 2013 e 2014, pretende treinar professores alfabetizadores e distribuir material didático para evitar que crianças brasileiras cheguem ao final da 3ª Série sem saber ler ou escrever. A avaliação, no entanto, ficará apenas para o final de 2013. 

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o formato da prova ainda está sendo estudado pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep), mas foi definido que será universal, aplicada a todos os estudantes de sete e oito anos das escolas públicas. "Devemos começar no ano que vem com as crianças de sete anos e em 2014 teremos as duas provas. Será universal para que possamos saber se todos efetivamente sabem ler e escrever na idade certa", disse o ministro.

Em discurso, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a avaliação como uma das principais ferramentas do programa, necessário para que seja feito um diagnóstico da situação. "Se quisermos saber se as crianças estão aprendendo, se precisam de apoio em algum conteúdo específico, se o nosso material didático e os métodos são adequados, se o professor e a escola estão cumprindo suas tarefas, nós vamos precisar avaliar. Precisamos avaliar a partir de parâmetros nacionais e sistematicamente, e precisamos fazer isso logo agora, e faremos a partir de 2013", disse.
Presidenta Dilma cumprimenta crianças durante solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 
Presidenta Dilma cumprimenta crianças durante solenidade de lançamento do
 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »