-

* Incra titulará famílias da comunidade quilombola de Jatobá, em Patu.

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, festejado hoje (20), a Superintendência do Incra no Rio Grande do Norte dá mais um passo para titular o primeiro território remanescente de quilombo no Estado.
 
A Instituição agrária irá se imitir na posse no território quilombola de Jatobá, em Patu (RN), no Território da Cidadania do Alto Oeste potiguar. A solenidade está agendada para a próxima quinta-feira (22), na sede da comunidade, às 8h30.
 
O ato de imissão de posse de Jatobá torna o imóvel oficial como propriedade da União (e, consequentemente, do Incra). Este é o último passo para a entrega do título de reconhecimento de domínio coletivo da terra às 17 famílias moradoras de Jatobá, dentro do processo de regularização fundiária.
 
O superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, o procurador federal, Adriano Villaça, além de oficiais de Justiça, representantes de movimento negro e dos moradores da comunidade estarão presentes no ato.
 
A comunidade de Jatobá, que tem 219 hectares, se definiu como comunidade remanescente de quilombo em 2004. Neste ano o Incra abriu processo com fins de demarcação e titulação das terras ocupadas pelos seus moradores. Ainda dentro do processo, foi feito relatório técnico de identificação e delimitação, documento composto pelo relatório antropológico, cadastro das famílias quilombolas, levantamento fundiário da região, planta e memorial descritivo do território.
 
O Incra, em 2008, publicou Portaria de Reconhecimento dos Territórios Quilombolas, mesmo ano em que a Presidência da República decretou a desapropriação da área por interesse público e para fins sociais. Também foi feita a avaliação do imóvel e o pagamento de indenização aos proprietários não quilombolas, chamado de desintrusão. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »