-

* Túnel de 8 metros é encontrado no presídio de segurança máxima de Alcaçuz.

Agentes penitenciários abortaram uma fuga em massa no presídio de segurança máxima de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal. Em revista de presos no início da tarde desta terça-feira (27) foi encontrado um túnel de aproximados 80 centímetros de diâmetro e oito metros de fundura em uma das celas do Pavilhão 4.

Segundo a diretora do presídio, Dinorá Simas, oito apenados ocupavam a cela, recentemente reformada. No Pavilhão 4 estão os presos maiores de 30 anos e com problemas de saúde. A fuga seria realizada nesta quarta-feira (28). Ninguém fugiu.

O túnel será fechado ainda nesta terça-feira. SEgundo o tenente Benedito Guedes, da Companhia Independente de Guardas, é comum "o governo" revestir os túneis encontrados com "paliativos". Fecham a superfície e deixam a areia embaixo. Fica fácil pra cavarem de novo".

A diretora acredita que o túnel foi cavado com ferramentas caseiras fabricadas a partir de utensílios domésticos. "Deixamos quatro baldes de água por cela, para que eles lavem as roupas sujas. Nas visitas a gente pede que tragam a comida em vasilhas. Então, desse material eles produzem ferramentas.

Questionada sobre o revestimento frágil das paredes e pisos, sujeitos a ferramentas precárias, Dinorá Simas explica que também podem ter sido usados materiais mais sólidos de ventiladores. "Eles não fazem nada o dia todo. São 24 horas pra fazer isso. Quando encontram cavam e aparecem as ferragens da construção, aí arrancam e fazem novas ferramentas", disse.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »